Digimonat
Bem-Vindo!!! :D :D :D :D
Este é o Fórum Digimonat. Aqui podes falar de diversos assuntos sobre Digimon, ter links de Download de episódios de Digimon em PT-PT e até jogar um jogo de Digimon...
Inscreve-te! :D :D :D

Se quiseres contactar com os Admins envia um E-Mail para:

ant_figueira@hotmail.com

Participe do fórum, é rápido e fácil

Digimonat
Bem-Vindo!!! :D :D :D :D
Este é o Fórum Digimonat. Aqui podes falar de diversos assuntos sobre Digimon, ter links de Download de episódios de Digimon em PT-PT e até jogar um jogo de Digimon...
Inscreve-te! :D :D :D

Se quiseres contactar com os Admins envia um E-Mail para:

ant_figueira@hotmail.com
Digimonat
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O Fórum da Melhor Série que já passou até agora em Portugal: Digimon! Fórum oficial do site Digimon Portugal. Um sítio ideal para Digi-Fãs em Português de Portugal!!!

Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Últimos assuntos
» Antigos Membros Na Casa
Digimon - Análise Aprofundada – Taxonomia Digimon EmptyQua Dez 01, 2021 6:48 pm por jafm

» Fanfic:Digimon:Project X
Digimon - Análise Aprofundada – Taxonomia Digimon EmptySáb maio 30, 2020 11:17 am por Gon-Sensei

» Digimon Adventure 2020
Digimon - Análise Aprofundada – Taxonomia Digimon EmptyQua Abr 08, 2020 11:26 am por DigGaruru

» 10 Anos depois, uma alternativa a Digimon Tri
Digimon - Análise Aprofundada – Taxonomia Digimon EmptyQua Abr 08, 2020 12:01 am por Silver

» Elenco de Digimon em Portugal
Digimon - Análise Aprofundada – Taxonomia Digimon EmptyQua Mar 16, 2016 7:54 pm por Guildramon

» Digimon d-invasion Episódio 4
Digimon - Análise Aprofundada – Taxonomia Digimon EmptyQui Dez 17, 2015 1:02 pm por shewdon21

» Ajude o Agumon a entrar para Super Smash Bros 4!
Digimon - Análise Aprofundada – Taxonomia Digimon EmptySáb Out 24, 2015 2:10 pm por qinglongmon

» Novo blogue português-Call Me Mr.Geek
Digimon - Análise Aprofundada – Taxonomia Digimon EmptySáb Jul 25, 2015 10:34 pm por Digiking

» Voltei!
Digimon - Análise Aprofundada – Taxonomia Digimon EmptySeg maio 25, 2015 5:53 pm por TugaGamer

+1
Ajuda o Digimonat a chegar mais longe!
Rádio Digimonat
Assuntos Digimon!
Download!
PTDigi - O Twitter que te Mantém Informado de Montes de Coisas de Digimon
Votação

Digimon é para TODAS as idades?

Digimon - Análise Aprofundada – Taxonomia Digimon Vote_lcap87%Digimon - Análise Aprofundada – Taxonomia Digimon Vote_rcap 87% [ 524 ]
Digimon - Análise Aprofundada – Taxonomia Digimon Vote_lcap3%Digimon - Análise Aprofundada – Taxonomia Digimon Vote_rcap 3% [ 20 ]
Digimon - Análise Aprofundada – Taxonomia Digimon Vote_lcap1%Digimon - Análise Aprofundada – Taxonomia Digimon Vote_rcap 1% [ 6 ]
Digimon - Análise Aprofundada – Taxonomia Digimon Vote_lcap8%Digimon - Análise Aprofundada – Taxonomia Digimon Vote_rcap 8% [ 49 ]

Total de votos : 599


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Análise Aprofundada – Taxonomia Digimon

+3
rarufukitano
Admin
Terriermon
7 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

Convidado


Convidado

Após ter, por um lado, estudado a taxonomia dos seres vivos em Biologia, e por outro, ter sido fascinada pelas características dos Digimon (como o atributo e o tipo), resolvi proceder a um estudo mais pormenorizado que me permitisse criar uma espécie de “Taxonomia Digital” para os Digimon, cujos níveis taxonómicos (táxon, plural taxa) seriam compostos pelas tais características, as quais também pretendo analisar pormenorizadamente.

Por favor notem que, apesar de fundamentar estas análises em bases oficiais, eu dou azo à imaginação e interpreto, de forma subjetiva, os poucos dados que possuímos para elaborar mais cada ponto. Isto não terá qualquer problema se decidirem adotar as ideias como uma visão ou opinião, ou se usarem em fanfics (eu própria resolvi passar isto para papel por esse motivo), mas não usem este artigo como fonte de informações seguras.

Escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico para que o Word pare de me sublinhar palavras.

Taxonomia Digimon

Para aqueles que não sabem, de forma simplificada, a taxonomia é a ciência que pretende classificar os seres vivos. Ora, os Digimon são, de certa forma, seres vivos, apesar de serem compostos de dados. Por isso creio que se lhes poderá aplicar uma espécie de taxonomia própria (à qual chamarei “taxonomia Digimon”) a partir das várias características que definem cada Digimon.

Assim, irei recorrer às seguintes características para formação de taxa: Atributo, Família, Tipo e Espécie.

Baseando-me na taxonomia de Lineu, que organiza as taxa hierarquicamente, organizei-os do seguinte modo:

Atributo -> Família -> Tipo -> Espécie

Note-se que cada táxon é menos abrangente que aquele que o precede e mais abrangente do que aquele que o procede.

Posto isto, segue-se o próximo ponto da minha pesquisa: a análise aprofundada de cada um destes taxa. A primeira a ser vista será, pois, a mais extensa – o atributo.

Análise Aprofundada aos Atributos dos Digimon

Para os que não se sentem tão familiares com o termo, o atributo (attribute em inglês) é uma característica dos Digimon. Considero esta característica a mais geral e importante na definição da espécie de um Digimon – se nos referíssemos em termos de taxonomia, o atributo seria o equivalente ao Reino dos seres vivos.

Existem três atributos principais e três secundários. Aos primeiros pertencem os atributos Vírus, Dados e Vacina e, aos segundos, os atributos Variável, Livre e Desconhecido, os quais procederemos a examinar em pormenor.

Atributos Principais

Vírus – É considerado o primeiro atributo criado, uma vez que consta que os Digimon foram originados a partir de um vírus de computador. Os Digimon com atributo vírus são hospedeiros de um ou mais vírus de computador, ou são mesmo um em si próprios (se se tratar de um Digimon particularmente maléfico). São conhecidos, principalmente, pela sua agressividade, malvadez, falta de escrúpulos e vontade de ganhar a todo o custo.

A minha visão é de que o seu comportamento depende do(s) vírus em questão. Na própria informática verificámos a existência de vírus essencialmente inofensivos, vírus que se ativam consoante determinadas condições e vírus destrutivos para a plataforma informática. Os vírus inofensivos podem ser considerados os “pais” dos Digimon tipo vírus que não demonstram as características usuais do atributo, como o Wormmon, ou Digimon tipo vírus mais fracos, como as formas bebés, por exemplo, o Pagumon. Já os que foram originados por vírus que só se ativam perante certas condições serão Digimon essencialmente pacíficos, mas que, dado certo fenómeno pré-determinado, revelam possuir características do atributo, como é o caso do Guilmon. Por fim, os que são formados por vírus destrutivos serão os Digimon malvados em si, os vilões do Mundo Digital, como, por exemplo, o infame Vandemon.

Os Digimon com atributo de vírus apresentam uma fraqueza (lógica) em relação aos Digimon com atributo de Vacina, já que estes funcionam como um “antivírus” e são eficazes a eliminá-los; em contrapartida, são dominantes quando enfrentam os Digimon com atributos Dados, que, como veremos adiante, são essencialmente a manifestação dos vulgares programas de computador (processador de texto, media player, etc) que podem ser infetados por vírus que os corrompem, comprometendo o seu correto funcionamento.

Vacina – Foi o segundo atributo a aparecer, criado a partir de um antivírus que tinha o objetivo de eliminar o vírus que gerou os Digimon com atributo de Vírus. Os Digimon com atributo Vacina possuem um ou mais antivírus incorporados, ou são um em si próprios (caso sejam bastante poderosos e ligados de forma simbiótica ao código moral). São conhecidos particularmente pelo seu senso de justiça, a sua ligação ao bem, o seu bom senso, gentileza e generosidade.

Penso que o seu comportamento se baseia, tal como nos Digimon com atributo Vírus, no tipo de antivírus em questão. Consideraremos três tipos, baseados na sua origem: os que foram gerados por programas neutros com segurança incorporada (exemplos: browsers de Internet mais modernos, alguns jogos de computador, etc.), os que foram gerados a partir de um programa de segurança específico (exemplos: anti-spyware, anti-malware, firewall, etc.) e os que se originaram a partir de um programa de segurança completa (softwares com múltiplas funções protetoras como o Kaspersky). Os Digimon com atributo Vacina do primeiro tipo serão os Digimon que, apesar de terem esse atributo, se comportam essencialmente à semelhança dos Digimon tipo Dados, sem qualquer obrigação moral. Por seu turno, os do segundo tipo serão bondosos e justos, mas sem um senso humanitário berrante, dando ainda ouvidos às suas motivações pessoais e tomando interesse em certas áreas (a expressão da especificidade do seu software-pai). E por último, os Digimon do último tipo serão os Digimon completamente altruístas, gentis, bondosos e tudo mais, que apenas querem o bem para o Mundo Digital e aqueles que o habitam (pois, como vimos em Digimon Tamers, não são só os Digimon!).

Os Digimon com atributo Vacina são fracos contra os Digimon com atributo dados. Sempre achei que fosse a relação que fizesse menos sentido, mas ora vejamos: os antivírus têm a função de proteger os nossos programas, que são facilmente afetados pelos vírus. Ao batalharem estes vírus, o Digimon com atributo Vacina ficará enfraquecido, sendo mais facilmente derrotado pelo Digimon com atributo Dados. É uma teoria que revela ataque à traição por parte dos Digimon com atributos Dados, mas ninguém disse que eles eram anjinhos em batalha, certo? Em contrapartida, como já vimos, os Digimon com atributo Vacina têm uma óbvia vantagem sobre os Digimon com atributo Vírus – afinal, foram criados para acabar com eles!

Dados – O atributo mais versátil de todos. São Digimon constituídos maioritariamente por dados de programas de computador sem qualquer função de vírus ou antivírus (programas neutros), não possuindo um padrão de comportamento próprio. São os Digimon mais instáveis, mas também, de certa forma, os mais humanos, ao serem os mais versáteis. Têm todo um código moral próprio, altamente subjetivo, e seguem apenas os seus interesses e instintos.
O seu comportamento não tem qualquer padrão definido, no entanto, é possível que este se baseie no tipo de programas que os constituem. Por exemplo, é bastante provável que o Neemon tenha sido originado a partir do Internet Explorer 6 (estou a brincar, porém espero que tenham percebido a ideia).

A esta altura já devem conhecer o papel dos Digimon com atributo de Dados no sistema “Pedra-Papel-Tesoura” dos três principais atributos: são efetivos contra os Digimon com atributo vacinas devido ao já mencionado “ataque à traição” e são fracos contra os Digimon com atributo Vírus por serem facilmente corrompidos por eles.

Atributos Secundários

Variável – O atributo variável é exclusivo dos Digimon Híbridos e não entra no sistema Pedra-Papel-Tesoura dos três atributos principais. Estes Digimon têm a capacidade de mudar de atributo consoante o oponente. Poderão ter sido criados pela amálgama de um conjunto de software Digimon e os dados associados à transformação dos seres humanos em seres digitais, ou outro software Digimon compatível.

Livre – Os Digimon com atributo Livre são dos mais difíceis de definir. Não participam no sistema Pedra-Papel-Tesoura dos três atributos principais Os únicos Digimon conhecidos que possuem este atributo são os protagonistas de Digimon 02. Todos eles possuem duas características importantes em comum: têm evoluções armadura e a possibilidade de participarem na evolução ADN. Apesar de existirem Digimon com outros atributos capazes de realizar estas evoluções, penso que este atributo seja, em parte, a razão pela qual os Digimon com atributo Livre têm facilidade em desbloquear tantos tipos de evoluções (incluído a normal).

Desconhecido – Este atributo é simplesmente indefinível e impossível de conhecer. Sabemos apenas que é o atributo de vários Digimon mais poderosos. Especulo que os Digimon com este atributo tenham uma origem diferente dos outros Digimon; talvez até nem sejam bem Digimon, mas uma espécie de seres de transição.

Génese dos Digimon e Atributos

Uma boa parte dos assuntos tratados neste ponto já foram discutidos previamente, no entanto, por uma questão de consistência e organização, torna-se importante sumarizar este conteúdo.

Os Digimon têm a sua génese a partir de restos de dados provenientes da Internet. Assim, julgo que os Digimon terão o seu atributo definido através da sua composição. Dito doutro modo, é um pouco como a génese das rochas magmáticas: estas serão de um determinado género consoante a percentagem de sílica que possuem. Da mesma forma, um Digimon terá o seu atributo (ou até outros taxa) definido pela quantidade de resíduos digitais de cada tipo.

Assim como os atributos em si, os resíduos podem ser provenientes de três tipos de software principais: vírus, antivírus e programas neutros. Um Digimon constituído essencialmente por restos de programas neutros corresponderá a um Digimon com atributo de dados, mas bastaria uma quantidade de vírus/antivírus mais do que residual para afetar o seu atributo. Quanto maior a percentagem em vírus/antivírus, mais potente será a expressão do atributo associado (Vírus ou Vacina).

É nos atributos secundários que se torna mais difícil de determinar uma origem. Os Digimon com atributo desconhecido serão, possivelmente, compostos maioritariamente por resíduos de software de tipo desconhecido (isto é, que não se encaixa nos três principais grupos de vírus, antivírus e programa neutro). Já os Digimon com atributo variável serão uma amálgama do software típico dos Digimon, formado normalmente através dos resíduos digitais mais comuns, e o software que é atribuído para expressar os humanos quando estes se transformam em dados, ou até o software de outro Digimon. Por fim, os Digimon com atributo livre são os mais dissimulados. Na minha perspetiva, estes Digimon são constituídos por percentagens idênticas de vírus e antivírus, permitindo que ignorem, por assim dizer, estes atributos nas suas evoluções ADN e evoluções armadura, podendo também contar uma quantidade variável de dados (a partir do momento que tenham uma quantidade significativa e equivalente de resíduos digitais vírus e antivírus).

Mudança de Atributo

Tal como no ponto anterior, algum conteúdo dito anteriormente será aqui usado para manter a consistência.

Os seres humanos podem, mediante certas condições, tais como a radiação e a exposição a produtos químicos (agentes mutagénicos), sofrer mutações que alteram o seu ADN. Ora, uma alteração no ADN pode provocar mudanças na expressão dos genes e modificar, efectivamente, o organismo desse ser humano. É segundo esse princípio que defendo a possibilidade da mudança de atributo nos Digimon.

Os Digimon Híbridos, com atributo variável, são o melhor exemplo desta possibilidade, pois o seu atributo foi justamente atribuído pela sua capacidade de o alterar conforme a ocasião. Não apresenta, contudo, um carácter permanente.

É nos três tipos principais que a analogia das mutações se torna mais pertinente. Os Digimon com estes atributos poderão sofrer alterações na sua composição informática, o que poderá levar à modificação dos mesmos. Isto torna-se crítico no caso dos Digimon com atributo de Dados, pois a sua composição é naturalmente instável, bastando uma variação sensível na sua composição para os tornar noutro atributo. Portanto, chegará, por exemplo, que um Digimon com atributo Vírus corrompa um Digimon com atributo de Dados para mudar o seu atributo – quanto maior for a quantidade residual de vírus na sua composição, mais frágeis estes últimos se tornam, e quanto maior a quantidade residual de antivírus, mais resistentes serão. Os Digimon com atributo Vacina e Vírus também poderão sofrer uma mutação, mas será mais complicado, devido à sua composição mais definitiva, um pouco como certas pessoas têm uma maior tolerância a agentes mutagénicos do que outras.

Quanto aos Digimon com atributo Livre, é bastante provável que estes possuam sistemas eficazes para manutenção da sua composição (um pouco como o nosso sistema de reparação do ADN, que previne certas mutações se funcionar corretamente), já que possuem uma espécie de necessidade/capacidade de resistir alterações de atributo quando evoluem.

Posto este último assunto, concluo assim a minha análise aprofundada dos atributos dos Digimon. Espero que tenham gostado de ler, eu cá por mim diverti-me a redigir!

Da próxima vez iremos abordar o táxon Família.

Terriermon

Terriermon
Admin

Excelente análise. Se o fizeram para os seres vivos terrestres, por que não organizar também os digitais? Gostei bastante. :D

http://digimon-portugal.pt.vu/

Admin

Admin
Admin

Eu não entendo muito bem o que é a Taxonomia pois ainda não o dei, mas a relação parece-me muito bem feita entre o que se compreende por Genótipo e Binário :D

https://digiplace.forumeiros.com

Convidado


Convidado

Admin escreveu:Eu não entendo muito bem o que é a Taxonomia pois ainda não o dei, mas a relação parece-me muito bem feita entre o que se compreende por Genótipo e Binário :D

a taxonomia é a ciência que pretende classificar os seres vivos.De forma geral é um agrupamento realizado à partir das características de um ser pelo que entendi, scratch .

Ghaskan,adorei o tópico,estamos mais um passo á frente para os digifãs, :D .
E você ainda o fez de forma a o colocar em digimon,adorei, :D .

rarufukitano

rarufukitano

gostei como explicaste a alteraçao de atributo de um digimon Smile explica muito bem o black agumon por exemplo Smile bom trabalho so uma dica... para quem nao gosta de ler muito apresenta algumas imagens de exemplos... daqui a nada tens o teu doutoramento em
digibiologia Wink

Convidado


Convidado

Obrigada pessoal, ainda bem que gostaram. :D

Obrigada também pelas vossas críticas. Vou tomar em conta a necessidade de explicar melhor o conceito de taxonomia para quando editar o conteúdo para colocação no meu blogue. As imagens não coloquei para já por uma questão de restrição de tempo, mas de certo que o farei na versão final!

ShikaSS

ShikaSS
Admin

Muito bem desenvolvido. Compreende-se facilmente e foi bem relacionado :D
Gostei bastante! Quero ver o próximo.

Digigamma

Digigamma

ghaskan!!!!!!!!! Posso fazer-te um pedido?!!!!


1º ADOREI O TOPICO!

2º [O pedido] Posso usar este teu tópico como base para as aulas digimon?!(Claro dando créditos)???

Convidado


Convidado

BanchouGamer escreveu:ghaskan!!!!!!!!! Posso fazer-te um pedido?!!!!


1º ADOREI O TOPICO!

2º [O pedido] Posso usar este teu tópico como base para as aulas digimon?!(Claro dando créditos)???

Oque um professor não faz? :P

Acho uma boa ideia fazermos este argumento centralizado para vossas aulas,fica prático e criativo, :D .Pronto,fim do off-topic.

Convidado


Convidado

Obrigada novamente pelo apoio!

BanchouGamer, por mim podes usar o tópico para as aulas à vontade, mas reforço que algum do conteúdo é meramente especulativo, apesar de o basear em factos.

Convidado


Convidado

ghaskan escreveu:Obrigada novamente pelo apoio!

BanchouGamer, por mim podes usar o tópico para as aulas à vontade, mas reforço que algum do conteúdo é meramente especulativo, apesar de o basear em factos.

No problem,apesar de você o basear em fatos,tens muita coragem e também es muito inteligente à fazer suposições, :D .talvez seje o mais perto do fato realmente... :D .

Soul Stalker

Soul Stalker

Adorei a forma como tu te dedicaste a algo tão complexo como seria a Taxonomia Digimon.
O tópico está extremamente bem estruturado e directo, o que facilita a compreensão do leitor.
Aprecio muito o teu trabalho e as tuas capacidades notáveis.
Parabéns pelo excelente tópico.

NickyTheBat

NickyTheBat

WOW ! Amei essa tal "digibiologia" como o rarufukitano disse..
Mas não entendi uma coisa:

Na parte da definição de digimons variáveis, que explica que na verdade são os Digimons Híbridos, que transforma o ser humano em seres digitais... Então quer dizer que o humano é/faz parte do Digimon ? Porque sem o humano ele não se torna Híbrido '-'

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos