Eu pessoalmente achei essa temporada a mais fraca da franquia. Sim, eu gostei muito de Adventure, mas achei a continuação mal feita por alguns motivos.
1 - Os Digiescolhidos antigos foram reduzidos a participações ocasionais até que finalmente desapareceram completamente lá para o meio da série e só voltaram a fazer alguma coisa no final. Claro que eles justificaram isso na série, mas achei as desculpas de porque eles não podiam evoluir meio forçadas. Eu sei que a intenção de afastar os antigos é dar mais destaque aos novos, o problema é que o ponto de uma continuação é ver os personagens dessa continuidade voltarem e agirem, não jogá-los em um canto escuro até o final da série. Garanto que se houvesse uma continuação de Tamers vocês iriam quer ver o Takato, a Ruki e o Lee, não apenas o grupinho novo toda hora. Foi o que eu senti com isso.
2 - Os novos Digiescolhidos não foram tão bem desenvolvidos quanto os antigos e a maioria não tinha o que se chama de história de fundo, ou pelo menos não tinham uma interessante. Na primeira temporada por exemplo tínhamos Matt e TK cujos pais eram divorciados e havia uma certa angústia familiar com isso, tínhamos a relação conturbada do Tai com a Kari devido a uma experiência passada em que ele agravou o quadro de saúde da irmã e que agora se preocupa demais com ela, tínhamos o Izzy cujos pais morreram e foi adotado, e por aí vai. Eu não vi nada de interessante no passado do Davis nem da Yolei, os únicos Digiescolhidos que tinham alguma coisa eram o Ken, o Cody, esse último cujo pai havia morrido e cujo assunto só foi desenvolvido lá no final, e o TK que tocar no assunto das trevas é delicado para ele devido a experiência de perder seu parceiro para o Devimon. Mas o líder não tinha história, não tinha uma personalidade interessante, em outras palavras no final ele só amadureceu, mas não desenvolveu nada interessante, e o mesmo para a Yolei. Talvez se eles tivessem sido obrigados a ficar no Digimundo como os antigos eles teriam crescido de outra forma e teríamos descoberto o que toca eles, mas como isso não aconteceu...
3 - A história estava fraca, talvez porque praticamente todos os mistérios sobre aquele Digimundo já haviam sido esclarecidos na primeira temporada e não tinha aquela mística do mistério. Isso sem contar os plot holes. O Daemon e o Oceano Negro saíram do vácuo e não foram explicados apropriadamente. Sim, eu sei da referência a Lovecraft, mas não muda o fato de que introduziram um elemento na história e não explicaram. Pior é quando um vilão pipoca no meio do nada, diz explicitamente que quer algo, mas não diz o por que, e depois é derrotado ao ser empurrado em um portal para o igualmente mal explicado Oceano Negro. Foi a primeira vez que eu vi resolverem um plot hole com outro plot hole, sem brincadeira.
4 - Finalmente temos o final. O vilão foi reaproveitado da primeira temporada, eu sinceramente não ligo para isso desde que ele seja bem usado, mas não foi. Ele conclui seus planos e assume o que é dita ser sua forma mais poderosa, está tudo preparado para uma grande batalha e então... se mostra um chefe anti-climático ao ser humilhado quando o poder da Dimensão dos Sonhos se voltou contra ele e quando escapou da própria armadilha e pareceu que tudo ia se ajeitar, sobre a morte mais vergonhosa entre todos os vilões finais da série ao ser vaporizado por gritos de "Quero ser um professor, desenhista, dentista!" Eles estavam tentando passar uma lição de moral, sim, mas para isso mataram de forma humilhante aquele que havia sido um dos melhores vilões de Adventure, e o pior de tudo foi terem feito isso no clímax.
E então vem o final distante mostrando o que aconteceu anos depois, o que para mim de alguma forma impossível de explicar consegue a proeza de deixar tudo ainda pior. As versões futuras dos personagens estão completamente descaracterisadas. A Sora na primeira temporada mostrou de forma clara que não faz o tipo feminino de garota, ela termina a série como uma estilista de moda. A Yolei que não sofreu um desenvolvimento decente mas que pelo menos foi estabilizada como não sendo muito diferente da Sora nesse aspecto, termina como dona de casa. O Matt vira astronauta, legal, mas nada a ver com o personagem. Me abstenho de comentar os pares oficializados e os que ficaram no ar.
Ah, tirei um peso dos meus ombros! Fazia anos que eu estava querendo desabafar tudo isso. Enfim, se fizessem uma continuação evitando plot holes, personagens mal aproveitados e cheia de forçação de barra, ficava ótimo. Veja Tamers, Savers e Xros Wars que tem uma história definida e bons personagens que sabem trabalhar o clima de mistério e a história por trás de seus Digimundos, em alguns desses aspectos Frontier também ganha pontos.
Foi mal, não sou do tipo que puxa-saco, sou do tipo que ou gosta ou não gosta e que critica duramente quando acha que alguma coisa está muito errada. Amo Digimon, mas 02 não vingou.
Última edição por Voidmon em Ter Fev 15, 2011 8:45 pm, editado 1 vez(es)