Assim que Rosemon Modo Explosão finalizara Dynasmon deixando o Digicódigo do inimigo exposto , Yarimaru ergueu seu Digivice pronto para purificá-lo quando algo o paralisou impedindo que continuasse a ação. Seus parceiros começavam a se perguntar o que estaria acontecendo com ele até que o céu foi coberto por nuvens negras bloqueando completamente a luz do sol e eles também começaram a sentir uma presença maligna. Lucemon havia chegado e pelo fato de Yarimaru ser humano, ele sentia os efeitos de sua presença maligna mais que os Digimons, a ponto de ficar completamente paralisado. A voz do inimigo ecoou amplificada em todos os lados.
Lucemon: Não é nenhuma surpresa que os Digimons Celestiais e aqueles Cavaleiros Reais não tenham conseguido pará-lo. Seu poder é realmente grandioso, mas Dynasmon estava certo garoto, nem mesmo contra a minha mera presença você é capaz de lutar.
Ophanimon: Não fique se escondendo seu covarde! Revele-se agora e lutaremos contra você.
Lucemon: Cuidado com o que você deseja. Grande Cruz!
Um grande buraco se abriu no céu riscado por nuvens negras e um Digimon com a forma de um jovem anjo com doze asas lentamente começou a descer na direção deles. Ele carregava uma esfera negra em suas mãos contendo miniaturas de corpos celestes alinhados em forma de cruz e quando perceberam já era tarde demais, ele disparou a técnica contra eles provocando uma enorme explosão.
Tudo havia se tornado tão claro após o último ataque que Yarimaru não conseguia enxergar nada a sua frente, ele se perguntava se estaria realmente morto quando tudo começou a se tornar mais nítido. Ele estava suspenso no ar com Rosemon e Ophanimon, Shoutmon X5 os carregava em seus braços, estava com o corpo terrivelmente avariado, pois ele o usara para proteger a todos da técnica de Lucemon. O choque foi o suficiente para que Yarimaru ignorasse completamente a presença de Lucemon e começasse a falar e a se mexer livremente.
Yarimaru: Você se sacrificou!
Shoutmon X5: Eu não podia deixar que ele matasse a todos, então que fosse apenas um de nós.
Lucemon: Apenas um de vocês? Será que não percebe que o sacrifício que acabou de fazer foi completamente inútil? O que acha que acontecerá com o resto de seus amigos depois que você morrer? Eles não terão uma sorte melhor do que a sua e se juntarão a você logo em seguida.
Rosemon: Se desgraçado, nós nunca vamos permitir que nos vença.
Ophanimon: E também não iremos permitir que saia dessa impune depois de ter ferido nossos amigos. Você vai morrer agora não importa como!
Rosemon e Ophanimon decolaram a toda velocidade na direção de Lucemon preparando suas técnicas. Rosemon disparou seu Aguichantes Lèvres contra o inimigo enquanto Ophanimon criou dez cristais de luz para imobilizá-lo. Quando chegaram muito próximo de Lucemon, contudo, perceberam que havia algo de diferente nele. Seu corpo já não possuía mais a aparência infantil que tinha há um minuto atrás e ganhara um aspecto mais adulto, 6 de suas asas também haviam sido alteradas e se tornado tão negras quanto as de um anjo caído provocando um violento contraste com as asas brancas do outro lado. Ele havia de alguma forma evoluído.
Ele prosseguiu evitando os ataques disparados contra ele com uma facilidade absurda, primeiro emanando uma rajada de luz das 6 asas brancas no lado esquerdo de seu corpo que apagou completamente os cristais de luz de Ophanimon, e em seguida repelindo as rajadas da técnica de Rosemon Modo Explosão com apenas um movimento do braço sem sofrer nenhum tipo de dano. As duas Digimons, porém, não desistiram e investiram fisicamente agora que estavam muito próximas, Rosemon tentou imobilizar o inimigo com seu chicote para que Ophanimon pudesse atravessá-lo com sua lança e matá-lo. O chicote se fechou no corpo de Lucemon, mas ele simplesmente o repeliu emanando uma onda de choque de seu corpo e quando a lança de Ophanimon estava a centímetros de seu peito, ele usou sua velocidade para evitar o golpe e chutar ambas as Digimons lançando-as para longe. Seu poder nessa nova forma era tão grande que os esforços das duas Digimons não passavam de uma grande brincadeira para ele.
Lucemon: É o Digicódigo dos Cavaleiros Reais que vocês enfrentaram agora a pouco e não conseguiram purificar. A rajada que Dynasmon disparou contra Crusadermon quando ele estava prestes a morrer não apenas permitiu a entrega dos Digiespíritos que permitiram meu retorno, como também me entregou seus dados. E o Digicódigo de Dynasmon que não pôde ser purificado graças a minha presença no início de nossa pequena luta, eu os absorvi logo após usar minha Grande Cruz. Eu fiz uso desses dados absorvidos e me tornei ainda mais poderoso, podem chamar esta nova forma de Lucemon Modo Anjo Caído.
Rosemon: Vamos mais uma vez!
Ophanimon: Isso mesmo!
Lucemon: Vocês são mesmo muito irritantes, serão as primeiras a se juntar ao seu amigo e depois cuidarei do humano. Sacrifício Supremo!
Lucemon Modo Anjo Caído criou duas esferas usando cada uma de suas palmas, uma era branca e a outra era negra representando tanto a luz quanto as trevas, e as disparou contra as duas Digimons furiosas, ele pretendia prender ambas dentro delas e eliminá-las de uma vez por todas. A essa velocidade não havia como evitar tal armadilha e ambas as esferas de destruição iriam atingi-las e matá-las, mas uma silhueta apareceu e as empurrou para o lado salvando-as da morte e recebendo o ataque letal no lugar delas.
Lucemon: Então ele ainda não estava morto.
Yarimaru: Shoutmon X5!
Shoutmon X5: Yarimaru, eu não tenho outra escolha. Eu devo usar minhas últimas energias para salvar meus amigos.
Yarimaru: Mas...
Shoutmon X5: Quando nos encontramos pela primeira vez você me ensinou a nunca desistir sem lutar não importando o quão forte fosse o inimigo. Prometa-me que não deixará que Lucemon vença e que o derrotará.
Yarimaru: Eu prometo.
Shoutmon: Então acho que por enquanto isso é um adeus.
Lucemon: A hora da despedida acabou. Agora exploda em um milhão de pedaços!
As duas esferas combinadas de luz e trevas que prendiam Shoutmon X5 começaram a reagir uma contra a outra e finalmente entraram em colapso destruindo tudo que havia dentro delas. Yarimaru que havia sido largado por Shoutmon X5 para que ele pudesse proteger Rosemon e Ophanimon nem percebera que estava caindo, quando se deu conta já havia sido salvo por Rosemon e estava em suas costas derramando lágrimas que caíam em seu Digivice.
Yarimaru: Lucemon, você vai morrer aqui e agora!
Lucemon: Então a sua resposta não mudou depois de tudo isso. Seu destino é morrer pelos seus ideais assim como os Guerreiros Lendários. Paraíso Perdido!
O inimigo decolou na direção de seus adversários com os punhos preparados e pronto para matá-los da maneira mais brutal possível quando uma luz emanou do Digivice de Yarimaru cegando Lucemon. Quando ele chegou ao seu destino ele havia errado a técnica por conta disso e socado o ar, quando abriu os olhos percebera que seu peito havia sido perfurado em três pontos diferentes por cada uma das armas de seus oponentes, a lança de espinho de Rosemon Modo Explosão, a lança de Ophanimon e também a Espada Estelar DX de Shoutmon X5.
Lucemon: Impossível! Por que você não morreu?
Shoutmon X5B: A luz da evolução suporta os laços de amizade entre um Digiescolhido e seus Digimons, são elas que nos permitem continuar lutando mesmo nos momentos mais sombrios mostrando sempre uma centelha de esperança contra seres como você. E a propósito, você pode chamar essa nova forma de Shoutmon X5B, o enviado dos céus que destruirá todos os demônios que perturbarem a harmonia do mundo. Chama do Caos!
Rosemon: Aguichantes Lèvres!
Ophanimon: Lança do Éden!
Lucemon gritou em um misto de agonia e fúria extrema quando todos os ataques combinados o atingiram diretamente pulverizando-o e expondo seu Digicódigo. Yarimaru ergueu seu Digivice perante a silhueta do inimigo derrotado e o purificou absorvendo o anel de códigos ao redor dele e recuperando os Digiespíritos roubados no processo, contudo, ao invés de desaparecer e se transformar em um Digitama como todos os outros que havia enfrentado até então, a sombra de Lucemon Modo Anjo Caído permaneceu a frente deles. Yarimaru olhou para o visor do aparelho que confirmava que os dados do inimigo haviam sido escaneados, mas então por que ele não desaparecera? Lucemon logo deu a resposta, a voz dele ecoou como da última vez em todos os cantos, mas dessa vez estava muito mais demoníaca e maligna do que antes.
Lucemon: Cometeu um grande erro ao me derrotar. Eu não sou uma existência comum como os outros Digimons que enfrentou até então, sou feito simultaneamente de luz e sombra, a união perfeita de duas forças que normalmente trabalham uma contra a outra. Ao me escanear você removeu a parte da luz e quebrou o equilíbrio, agora apenas restou o puro mal. Você permitiu o nascimento de Lucemon Modo Satan.
A silhueta de Lucemon começou a se expandir até atingir a forma de uma esfera negra perfeita feita apenas de trevas. Um imenso dragão de pele roxa e doze asas usando uma máscara de ouro então começou a se materializar e agarrou a esfera com as suas mãos, assim que o fez sete símbolos apareceram sobre suas asas. Aquela era a forma final de Lucemon, a parte maligna que não podia ser purificada e que despertaram ao purificarem a parte que representava a luz. Ele bateu todas as asas e decolou provocando violentas rajadas de ar repelindo a todos e deixando o campo de batalha ganhando cada vez mais altitude.
Lucemon: Por punição por se oporem a mim eu trago a destruição do Digimundo.
Shoutmon X5B: Os símbolos nas costas dele estão brilhando com mais intensidade, ele planeja carregar um ataque poderoso e dispará-lo contra o Digimundo a uma grande altitude. Ele planeja destruir o Digimundo.
Yarimaru: Vamos segui-lo e impedir. Mirem nos símbolos nas asas e os destruam.
Todos os três Digimons descolaram com Yarimaru perseguindo Lucemon nos céus cobertos por nuvens de tempestade. O inimigo era poderoso, mas também mais lento que eles devido a seu tamanho e percebendo que o alcançariam ele virou o pescoço na direção deles e liberou uma rajada de chamas de sua boca enquanto continuava a ganhar altitude.
Lucemon: Chama do Purgatório!
Yarimaru: Manobras evasivas, agora!
Todos os Digimons se separaram e começaram a perseguir Lucemon de pontos diferentes no ar tornando mais difícil para o oponente atingir alguma rajada, havia muito espaço para evasiva quando se lutava no ar, porém, logo perceberam que a intenção de Lucemon não era atingi-los com sua técnica. As chamas extremamente quentes de Lucemon estavam aquecendo as nuvens de tempestade que ele havia criado mais cedo e pelas quais passavam, com isso raios eram disparados de todos os lados tornando a perseguição ainda mais difícil.
Shoutmon X5B: Eu cuido dos raios! Fiquem atrás de mim para não serem atingidos!
Shoutmon X5B mais uma vez mostrou o poder de sua nova forma e começou a disparar técnicas de quase todas as direções, balas das armas acopladas nas laterais do corpo, rajadas de energia dos canhões em seu braço e no tronco, poderosos “V”s brilhantes que ele disparava da insígnia em peito, além de bloquear os raios que não conseguia interceptar a longa distância com sua espada. Os raios que vinham por trás eram detidos por técnicas disparadas por Rosemon Modo Explosão e Ophanimon que cuidavam dos raios disparados por trás, uma formação praticamente impenetrável.
Pouco tempo depois, mesmo com a distração provocada por Lucemon, eles haviam chegado próximo a ele e subido em seu corpo iniciando um ataque aos símbolos em suas costas em uma tentativa de destruí-los antes que sua técnica mais mortal estivesse preparada. Os ataques eram completamente ignorados pela pele de Lucemon e não retardavam em nada o processo.
Lucemon já não mais se preocupava em formar frases, simplesmente ria do esforço deles em tentar atacar os símbolos em suas costas. Precisavam de um plano rapidamente, antes que ele alcançasse altitude o bastante para disparar sua técnica final e destruir o Digimundo. Mas como?
Yarimaru observava os Digimons atacando uma guinada brusca fez com que ele se soltasse das costas de Rosemon e deslizasse pelo corpo do inimigo tentando se agarrar em algo para não cair. Yarimaru conseguira se segurar no braço direito de Lucemon e sem querer olhou para baixo, para a esfera negra que ele levava em suas mãos, um ser asqueroso similar a uma larva foi visto por ele através da turva esfera de trevas. Aquela devia ser a forma verdadeira de Lucemon e o que estavam atacando não passava de uma forma falsa, era por isso que seus ataques falhavam.
Quando Rosemon Modo Explosão desceu para pegá-lo novamente em seus braços ele contara o segredo.
Yarimaru: O dragão não é o inimigo, a forma verdadeira está dentro da esfera de trevas!
Lucemon: Agora já é tarde demais para isso. Tormento Divino!
Lucemon parou de voar e ficou pairando sobre as nuvens, com seu segredo descoberto ele não tinha escolha senão disparar sua técnica ali mesmo. Os símbolos deixaram as asas de Lucemon e foram apontados para o chão, disparando sete poderosos raios de destruição contra o Digimundo. Enquanto isso os parceiros de Yarimaru combinaram suas técnicas e dispararam contra a esfera negra que o inimigo levava em suas mãos, a força combinada das técnicas dos três Digimons atingiram a esfera de energia antes que os raios atingissem o Digimundo.
Lucemon: Maldição!
Aquelas foram as últimas palavras que Lucemonn conseguiu dizer antes da esfera Gehenna se partir em milhões de fragmentos e sua verdadeira forma, Lucemon Modo Larva, escapou das mãos de Lucemon Modo Satan fazendo com que a poderosa besta perdesse completamente a consciência e o foco em sua técnica, com isso os sete raios que estavam prestes a atingir o solo do Digimundo desapareceram antes que pudessem causar qualquer estrago.
Yarimaru: É aqui que tudo termina, Lucemon!
Shoutmon X5B voou até a pequena larva de 12 asas que representava a verdadeira forma do vilão com o punho preparado, assim que o golpe fez contato o soco explosivo desintegrou completamente seu corpo. Assim que Lucemon Modo Larva desapareceu para sempre, sua forma demoníaca, Lucemon Modo Satan, começou a rachar em vários pontos, sem sua forma verdadeira ele não podia continuar a existir e seu corpo entrava em colapso. O pior inimigo que já haviam enfrentado deixava o mundo ao explodir em vários pedaços dispersando todas as nuvens negras que havia criado permitindo que a luz mais uma vez voltasse a banhar o Digimundo.