Bem, a resposta para isso é bem mais complicada do que se pode imaginar. Você pode encarar isso como uma consequência do fator protagonismo.
Apesar de cada temporada ressaltar a importância de cada membro do grupo principal, a verdade é que se sairmos um pouco da história e passarmos a considerar o metaconceito por detrás disso descobrimos que não é bem assim.
Há realmente um grau de importância maior centrado sempre no líder, é ele que recebe a luz dos holofotes na maior parte do tempo por sua posição de ser o líder. O mesmo destaque também acaba acontecendo com quem faz o tipo "lobo solitário" ou "rival" porque como ele entra em atrito com o líder mais do que qualquer outro no grupo ele também acaba recebendo um destaque alto. E o restante acaba sendo os personagens de suporte, que recebem episódios centrados neles quando chega sua vez, mas que não tem tanto destaque quanto o núcleo principal do grupo. O que eu estou querendo dizer é que Digiescolhidos de suporte como uma Mimi ou um Iori são importantes para o enredo, mas não são tão indispensáveis quanto o conflito protagonista-rival, que sempre devem vir em primeiro lugar na história.
Como esse é um show de monstros e níveis evolucionários esse destaque preferencial acaba se refletindo nos Digimons, onde os principais de um grupo por terem mais destaque e importância de desenvolvimento tem mais tempo e oportunidades para alcançarem os níveis mais altos que os outros. Geralmente não sobra tempo o bastante para fazer isso com todos, principalmente quando o grupo é muito grande, então na dúvida é sempre preferencial deixar um personagem suporte sem um Mega do que o líder ou o rival constante dele.
Isso é, felizmente, evitado ou pelo menos usado em menor escala quando o grupo de personagens é pequeno. Daí pode sobrar tempo o bastante para desenvolver a história e personalidades não apenas do protagonista e do rival, como também dos outros. Por exemplo, o grupo recorrente de personagens em Tamers era de apenas três (quatro mais tarde) então todos chegaram no Mega, em Savers o grupo recorrente era também era de três (quatro mais tarde) então todos chegaram chegaram no Mega, sendo que nesse último caso todos eles também conseguiram suas mudança de modo. Xros Wars é um caso interessante, a Nene não conseguiu uma Chou Shinka apesar do grupo ser mínimo, o que poderia ter sido evitado facilmente se tivessem dado a ela uma participação mais ativa no final do caso Yuu, mas não aconteceu. Young Hunters, contudo, parece estar remediando isso dando uma evolução para cada personagem equilibrando mais as coisas.
Espero ter esclarecido bem a dúvida.
Última edição por Voidmon em Sex Nov 04, 2011 1:14 pm, editado 4 vez(es)