Sou suspeita, mas a verdade é que penso que Fullmetal Alchemist: Brotherhood esteja entre os melhores animes alguma vez criados. Nunca pensei dizer tal de um anime, pois achava que era tudo uma questão de gosto pessoal misturado com uma qualidade aceitável, mas depois de ver Brotherhood apercebi-me que estava perante algo de mérito inegável.
AVISO: Os links contidos nesta pseudo-análise podem conter
spoilers.
Para começar pela camada mais superficial, visualmente é um gozo para a vista. O
artwork está muito bom, e, apesar de isto ser mais graças à autora do manga, as personagens têm todas um aspecto único e nenhuma parece fora do sítio, apesar de coexistirem diferentes etnias. Ora vejam.
A paleta de cores é agradável e variada. Como se tem tornado habito há uso de
still frames, mas não prejudica, porque quando há movimento e mesmo luta a animação é excelente.
Em relação à parte sonora, também me surpreendeu. Para começar, recomendo que arranjem as OST, pois a música de fundo com tonalidades de orquestra/coro ficou óptima. Deixo aqui um exemplo.
Depois, temos
Openings e
Endings todos de qualidade...excepto talvez "Tsunaida Te". Sinceramente, a música é um pouco foleira e a animação do
Ending era puro
fanservice. :P Partilho convosco o meu Opening e Ending favoritos da série para servirem de exemplo.
As vozes da versão Japonesa estão muito boas, muito expressivas e cheias de carácter. Uma que me marcou muito foi a do Greed, nunca me vou esquecer daquele "Ore wa Greed!".
Quanto à dobragem não sei bem, mas do pouco que vi até parecem boas, ainda que me soem estranhas, em particular a do Edward.
Quanto à história, é difícil de explicar. Primeiro, trata-se de algo complexo; podia ficar aqui o dia todo a falar de cada arco do anime e das histórias paralelas que não era hoje que saía daqui. Segundo, não quero estragar-vos a surpresa. Mas digo-vos já, preparem-se para uma conspiração com tonalidade épica e uma luta final de cerca de 15 episódios (!).
Outro ponto forte na história é que não há tempo morto, está sempre a acontecer alguma coisa relevante, apesar de por vezes poder ser um pouco rápido de mais...é um anime que dá para pensar.
Por fim, há cenas fortes, mas está presente também um humor muito giro que não parece forçado e ajuda a atenuar.
As personagens...Jesus, há tantas! Basta carregarem no Spoiler da minha assinatura e visualizar o .gif contido para verem quase todas as que apresentam maior importância, mas ainda assim ficam algumas de fora!
Era de pensar "puxa, tanta de personagem, aposto que metades não prestam!". Estão enganados; todas as personagens são bastante vivas e credíveis, e a maioria foge bem aos clichés. Têm passados bem definidos e interessantes e as suas aparições são bem justificadas e colocadas - não aparecem por aparecer. Como se tudo isto não bastasse, sofrem bastante evolução ao longo da série, não sendo raro vê-las a questionar os próprios ideais, mantendo-se flexíveis, o que não acontece na maioria dos animes shounen (por exemplo, Death Note está muito bom mas já vou a metade e os personagens praticamente não mudaram, tirando um pequeno caso pontual).
Se vale a pena ver? Se o meu testamento não vos convencer, têm aqui um trailer feito por fãs bastante bem executado ou um oficial se tiverem curiosidade em relação à dobragem americana.
Esta pequen-- (oops, ainda levo tareia de uma certa personagem
) grande pérola já me levou a comprar uma colecção de manga completa. Para piorar as coisas, vão lançar no Reino Unido um conjunto de DVDs com a série de anime toda mais filme(s) (há um pack que junta por mais uns trocos o filme da primeira série) e uma colecção de OVAs este ano, a minha carteira já chora.
Vejam lá esta série, para depois podermos fangirlar...digo, discutir juntos. Eventualmente. Talvez...