A enorme barreira de energia negra que os separava de Wizardmon os impossibilitava de salvá-lo da ira de Myotismon. Shoutmon X3 e Lillymon combinaram seus ataques em uma tentativa inútil de transpô-la e salvar o amigo de Tailmon, mas em seu ato nível de força destruí-la era impossível. Yarimaru pensava em alguma coisa que pudesse ser feita, mas dessa vez fora Tailmon que chegara a um plano.
Durante a luta contra Wizardmon, Tailmon evoluíra para Ranamon e seus ataques haviam encharcado todo o terreno, e como a aparição de Myotismon fora tão repentina Yarimaru não tivera tempo de fazê-la voltar ao normal e se esquecera completamente no calor da batalha que ela ainda estava como Ranamon. Ela usou suas habilidades para controlar a água no chão que estava do outro lado da barreira de trevas e fez com que Myotismon perdesse o equilíbrio enfraquecendo temporariamente a barreira e permitindo que nesse meio tempo Shoutmon X3 e Lillymon conseguissem destruí-la. Myotismon se virou para eles rapidamente antes que os ataques pudessem atingi-lo e os rebateu com dois chicotes feitos de sangue que ele criara a partir das mãos no último instante e quando voltou a atenção percebeu que naquele instante Tailmon havia matado seus morcegos e retirado Wizardmon do perigo.
Ele via que Tailmon, agora de volta a sua forma normal, segurava seu amigo moribundo nos ombros, mortalmente ferido. Ela tentava curá-lo com o poder do Anel Sagrado recém-recuperado, mas Myotismon ria de seus esforços.
Myotismon: Perda de tempo. Meus morcegos devoraram tantos dados do seu amigo que no presente momento nem mesmo seu anel conseguirá salvá-lo, você nada pode fazer além de vê-lo morrer em seus braços.
Yarimaru: Seu monstro!
Myotismon: Eu fiz o que tinha de ser feito, ele não tem mais utilidade para mim agora que está purificado. Não vou me incomodar em corrompê-lo e colocá-lo em minhas tropas novamente porque ele provou ser uma falha como servo.
Tailmon: Ele era meu amigo. Eu nunca vou perdoá-lo por isso, eu nunca vou perdoar seres que manipulam as emoções dos outros como você.
Myotismon: Vá falar besteiras no inferno! Grito Mortal!
Myotismon liberou um grande monstro similar a uma sombra de sua capa pronto para feri-la mortalmente e fazer com que Tailmon tivesse o mesmo destino de seu amigo, mas antes que a técnica fizesse contato, Wizardmon usou suas últimas forças para erguer sua varinha uma última vez e uma luz intensa cobriu todos os Digimons presentes. Myotismon perdeu a visão temporariamente ao ser atingido pelo brilho ofuscante e quando voltou a enxergar teve a visão daquilo que seria o seu fim, Wizardmon havia lançado uma última mágica sobre seus amigos antes de partir para a outra vida e usara suas últimas forças para evoluir a todos um nível acima.
Myotismon: Não era para isso acontecer!
Angewomon: Sim, era. Esse é o destino final que aguarda a todos que desprezam o poder da amizade e tentam manipulá-la ao seu favor. Esse é o presente final de Wizardmon e pode ter certeza de que faremos um bom uso dele.
Myotismon tentou correr, mas Angewomon imediatamente lançou uma aura de luz sobre a arena que o paralisara completamente. Em seguida, todos lançaram seus ataques simultaneamente contra Myotismon trespassando seu peito e aparentemente o derrotando, mas o vilão estava decidido em ir adiante e não se renderia tão facilmente.
Myotismon: Não pensem que eu partirei dessa forma, ainda tenho uma última carta na manga. Eu libero as trevas ocultas no coração dessa cidade e as uso para libertar a grande besta.
Rosemon: Mas o que ele está fazendo?
Shoutmon X4: As pessoas hipnotizadas, ele está absorvendo as trevas do coração delas.
Angewomon: Preparem-se, ele também vai evoluir!
Antes que o ferimento em seu peito pudesse desfazê-lo em dados, uma grande sombra surgiu sobre a cidade a tomou a forma de um gigantesco demônio vampiro, muito maior em tamanho que o Devimon que haviam enfrentado há muito tempo. Myotismon havia abandonado seu antigo corpo e passado para o novo no qual ele seria, sem dúvida alguma, uma ameaça muito maior.
O enorme monstro observava o prédio em que estavam Yarimaru e seus parceiros, além de um grande número de pessoas inocentes hipnotizadas, com um olhar de satisfação, era como se prepara-se para um grande banquete, mas para chegar ao jantar primeiro teria que destruir o prédio e os inimigos no telhado. Os dois pares de olhos acima de suas pernas começaram a acumular energia, prontos para disparar um ataque.
VenomMyotismon: Infusão Venenosa!
Rosemon: Tentação Proibida!
Shoutmon X4: Cortador Estelar em Chamas!
Angewomon: Encanto Celestial!
A técnica de VenomMyotismon foi imediatamente interceptada por uma combinação tripla de ataques de Rosemon, Shoutmon X4 e Angewomon. A mistura da Tentação Proibida com o Cortador Estelar em Chamas criou um colossal tornado de chamas e o Encanto Celestial adicionou os poderes da luz a técnica. O resultado foi tão poderoso que não apenas cancelou a rajada mortal, mas também a empurrou de volta contra o vilão criando um grande buraco abaixo do seu abdômen, eles acreditavam que isso iria matá-lo, mas o monstro imediatamente se recuperou e o buraco foi ocupado por um grande rosto negro e deformado que praguejava contra seus oponentes. O estranho rosto se preparou para lançar um novo ataque ainda mais poderoso de sua boca.
VenomMyotismon: Chamas do Caos!
Angewomon: Ah, não! Você não vai fazer isso de novo! Flecha Celestial!
Rosemon: Chicote de Rosas!
Angewomon rapidamente disparou duas flechas de seu arco contra os pés de VenomMyotismon prendendo-o no mesmo lugar, e em seguida, Rosemon voou rapidamente ao redor do monstro e enrolou seu chicote em seu pescoço forçando-o para trás com uma força física digna de um Hipercampeão. A curvatura forçada fez com que as Chamas do Caos fossem disparadas para cima, evitando o prédio e prendendo VenomMyotismon em uma posição que o deixava vulnerável.
Antes que ele tivesse a chance de se recuperar, Shoutmon X4 saltou para aplicar o golpe final. Ele se aproximou do rosto demoníaco brotando entre as pernas de VenomMyotismon com a espada em punho e envolta em chamas.
Shoutmon X4: Esmagador Estelar em Chamas!
Sem capacidade de defesa, VenomMyotismon teve sua verdadeira forma cortada em duas com um único movimento da espada de Shoutmon X4 e seu corpo monstruoso gritou em intensa agonia enquanto seu corpo entrava em colapso finalmente eliminando o vilão.