Com Gotsumon e Piyomon finalmente derrotados nada mais havia entre Yarimaru e seus amigos e o misterioso Digimon que estava comandando os ataques ao mundo dos humanos.
Eles imediatamente entraram dentro do palácio de gelo, que logo se mostrou ser perturbadoramente quieto. Seus salões e corredores gigantescos estavam completamente desertos sem nenhum Digimon para estar no caminho deles, o que parecia indicar que o Digimon que comandava os ataques queria realmente se encontrar com eles, talvez ele tivesse decidido destruí-los por conta própria. Sendo assim, eles nada poderiam fazer além de seguirem em frente preparados, pelo tamanho dos corredores e salões seu próximo adversário talvez fosse enorme. No fim das contas, ao chegarem à sala do trono isso havia se confirmado, seu oponente era, de fato, gigante.
Sentado em um imenso pedaço de gelo esculpido na forma de um trono grande o suficiente para acomodar o Digimon estava um ser humanoide com alguns traços bestiais e de aparência amedrontadora, ele usava pouca armadura sendo a maior parte de sua vestimenta feita de peles e carregava consigo uma adaga customizada que de tão grande parecia uma enorme espada para alguém do tamanho de Yarimaru. Eles não tiveram tempo de se dirigir ao Digimon, ele havia começado a falar primeiro.
Mercurimon: Meu nome é Mercurimon, o mais rápido entre os Dose Digimons Olimpianos e protetor nobre do Digimundo. Agora que os vejo diante de mim eu reconheço o poder de meus oponentes, não é a toa que nem mesmo SaberLeomon conseguiu passar por vocês, mas isso acaba aqui. Todos aqueles que atacam meu povo e aos domínios do Digimundo devem ser punidos com rigor máximo e serei eu o encarregado de entregar essa punição.
Yarimaru: Eu não sei do que você está falando. Foram os seus servos, principalmente SaberLeomon, que atacaram o mundo humano primeiro.
Mercurimon: Você ousa me desmentir? Foram os humanos que atiraram a primeira pedra e como tal todos que atacaram devem ser destruídos para preservar o bem estar do Digimundo.
Rosemon: Você não vai escutar.
Ophanimon: Não temos outra escolha senão atacá-lo ou ele fará isso antes de nós.
Yarimaru: Eu sei, preparem-se para lançarem todos os seus ataques enquanto ele está sentado.
Mercurimon: Bando de tolos! Ninguém se opõe a mim e vive.
Todos os Digimons dispararam suas técnicas mais destrutivas contra o trono de Mercurimon, o resultado foi uma rajada incandescente de proporções devastadoras que Yarimaru sabia que assim que atingisse seu alvo iria demolir tudo, ele ficou com seu Xros Loader preparado para uma manobra de fuga assim que tudo estivesse terminado. Contudo, o resultado fora muito diferente do previsto e a explosão não atingiu Mercurimon, que se mostrou rápido o suficiente para usar a lâmina de sua arma para abrir um fissura no tempo-espaço que engoliu a combinação de ataques e a enviou para explodir em outro mundo. O palácio tremeu quando a técnica entrou em ignição dentro da fissura dimensional, mas o resultado fora bem menor do que se a explosão tivesse ocorrido na sala do trono.
Shoutmon X5B: Mas o que aconteceu?
Mercurimon: A minha arma, Asteca, é capaz de capaz de rasgar o contínuo espaço-tempo e criar uma fissura dimensional para um mundo de monstros. Eu usei a fissura para enviar seus ataques para explodir em outro mundo e isso é só o começo, enquanto a fissura estiver aberta eles poderão vir a este mundo e seguir as minhas ordens em combate.
Mal Mercurimon havia terminado a sua frase e um grande dragão de energia usou suas garras para abrir ainda mais a fissura passando para o mundo humano, pronto para seguir as ordens de Mercurimon. Assim que ele deu a ordens para destruí-los, o dragão abriu suas asas e foi de encontro ao grupo de Digimons pronto para se chocar contra eles usando seu corpo.
Rapidamente Shoutmon X5B disparou uma grande rajada contínua na forma de um V brilhante e vermelho para retardar o avanço da besta e logo após empurrá-la de volta de volta para o portal, mas com um estalar de dedos Mercurimon lacrou a fissura impedindo que mandassem o monstro de volta e fazendo com que o dragão permanecesse na luta. A rajada então empurrou o dragão na direção do trono ao invés de enviá-lo de volta ao mundo dos monstros, Mercurimon afastou a criatura com um único movimento do seu braço colossal arremessando-a em outra direção. O dragão se levantou ainda atordoado, mas ainda pronto para lutar.
Ele abriu suas asas e as sacudiu disparando várias estacas de gelo que haviam caído do teto com o impacto de sua queda na direção do grupo procurando atingir a todos, especialmente Yarimaru, mas ele usou seu Xros Loader para evoluir a si mesmo para Beowulfmon usando o poder dos Digiespíritos e usou sua velocidade para se esquivar dos projéteis.
Mercurimon: Eu vejo, então você pode usar o poder dos Digiespíritos, mas um Digimon tão fraco como esse não é capaz de se equiparar a mim.
Yarimaru: É o que veremos. Caçador Congelado!
Yarimaru, como Beowulfmon, gerou um grande lobo de luz para ir de encontro ao dragão assim que ele disparou uma torrente de chamas contra ele, as duas técnicas colidiram como num cabo de guerra, mas Yarimaru não esperou para ver o resultado e rapidamente usou sua velocidade para decapitar a criatura usando o Sabre Beo. Assim que o dragão foi destruído as chamas se dissiparam e o lobo foi redirecionado para atacar Mercurimon enquanto os outros Digimons atacaram de outro ângulo. Atacando em duas frentes Mercurimon não poderia mais usar sua arma para evitar todos os golpes, pois se ele bloqueasse um, o outro o atingiria.
Mercurimon decidiu então abrir a fissura para bloquear novamente o ataque conjunto dos três parceiros de Yarimaru e receber a técnica de Beowulfmon que ele julgou ser menos poderosa por estar disparando sozinho de outra direção. Ele bloqueou com o braço esquerdo, mas mesmo assim sofreu alguns danos.
Outra fera, dessa vez um tigre, saiu do portal, mas foi imediatamente recebido por uma chuva de mísseis disparados pelo braço de Beowulfmon e ficou tão ferido que os outros rapidamente puderam destruí-lo antes que causasse tantos estragos quanto o último dragão que enfrentaram. Os mísseis restantes que foram lançados cobriram a sala e cercaram o trono de Mercurimon em vários ângulos, dessa vez o Digimon não teve escolha frente aos múltiplos alvos e se levantou bloqueando a todos com vários socos rápidos garantindo que explodissem em seus punhos ao invés de em um ponto vital. Esse movimento de proteção, contudo, deixou seus braços danificados a ponto de que ele não poderia mais segurar sua arma com firmeza e a deixou cair, assim que ela tocou o chão o último portal gerado por ela desapareceu antes que uma outra criatura tivesse a chance de deixar o portal. Yarimaru então usou toda a sua velocidade para ir até o Mercurimon ferido enquanto sacava seus dois sabres de luz e se posicionou no pescoço gigante do inimigo com suas duas armas em punho, bastava um movimento e ele causaria um corte letal.
Mercurimon: Isso é realmente constrangedor, eu sou um dos Digimons mais rápidos que existem, mas esse lugar fechado limita meus movimentos. Já você, que é rápido, mas não tanto quanto eu, consegue usar toda a sua velocidade porque também é muito menor. Vá em frente, termine seu serviço e destrua a todos nós.
Yarimaru, contudo, ao invés de apenas finalizar Mercurimon, fez o que ele não esperava e guardou suas armas. Todos ficaram surpresos com essa atitude, mas Yarimaru disse que queria ouvir a versão de Mercurimon.
Yarimaru: Você parece ser o tipo de Digimon que realmente se preocupa com seu povo, eu também já não acredito que você ordenaria um ataque a esse mundo sem motivo, mas se há uma coisa que as pessoas da DATS também ganharam foi a minha confiança, eu também não acredito que eles atacariam o Digimundo sem razão. Até então os dois lados apenas tem reagido quando o outro tem atacado, mas quem atacou primeiro o seu mundo não foram membros da DATS.
Mercurimon: Você pode ser humano, mas agora eu vejo que também tem um coração bom. Nenhum outro tipo de pessoa faria o que acabou de fazer, baixar a guarda frente a um inimigo poderoso para ouvir o que tem a dizer. Creio que nós julgamos mal a sua espécie com base nas ações de um único indivíduo.
Yarimaru: Então realmente houve um humano que atacou o Digimundo primeiro, mas se ele não foi um dos nossos então me diga quem foi.
Mercurimon: Esse ciclo de ódio começou pelas mãos de um humano chamado...
E então todo o palácio tremeu como se uma grande bomba houvesse explodido do outro lado da parede, um monstro mecânico com um único olho amarelo apareceu e disparou um laser contra Yarimaru, mas Mercurimon se sacrificou para colocá-lo em segurança e recebeu o impacto letal em seu lugar.
Mercurimon olhou para o ferimento que o inimigo havia produzido e ficou chocado ao ver seus dados expostos e desaparecendo aos poucos sem serem reformatados, e em seguida, para seus atacantes, um Digimon artificial acompanhado de um cientista de meia idade com um sorriso psicótico.
Mercurimon fez um sinal com a cabeça e confirmou a identidade do inimigo antes de desaparecer sem deixar nenhum dado como rastro. Quem quer que fosse aquele inimigo tinha uma arma capaz de deletar Digimons permanentemente, inimigos como nunca haviam antes enfrentado estavam prestes a aparecer.