Digimonat
Bem-Vindo!!! :D :D :D :D
Este é o Fórum Digimonat. Aqui podes falar de diversos assuntos sobre Digimon, ter links de Download de episódios de Digimon em PT-PT e até jogar um jogo de Digimon...
Inscreve-te! :D :D :D

Se quiseres contactar com os Admins envia um E-Mail para:

ant_figueira@hotmail.com

Participe do fórum, é rápido e fácil

Digimonat
Bem-Vindo!!! :D :D :D :D
Este é o Fórum Digimonat. Aqui podes falar de diversos assuntos sobre Digimon, ter links de Download de episódios de Digimon em PT-PT e até jogar um jogo de Digimon...
Inscreve-te! :D :D :D

Se quiseres contactar com os Admins envia um E-Mail para:

ant_figueira@hotmail.com
Digimonat
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O Fórum da Melhor Série que já passou até agora em Portugal: Digimon! Fórum oficial do site Digimon Portugal. Um sítio ideal para Digi-Fãs em Português de Portugal!!!

Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Últimos assuntos
» Antigos Membros Na Casa
Clude de Design EmptyQua Dez 01, 2021 6:48 pm por jafm

» Fanfic:Digimon:Project X
Clude de Design EmptySáb maio 30, 2020 11:17 am por Gon-Sensei

» Digimon Adventure 2020
Clude de Design EmptyQua Abr 08, 2020 11:26 am por DigGaruru

» 10 Anos depois, uma alternativa a Digimon Tri
Clude de Design EmptyQua Abr 08, 2020 12:01 am por Silver

» Elenco de Digimon em Portugal
Clude de Design EmptyQua Mar 16, 2016 7:54 pm por Guildramon

» Digimon d-invasion Episódio 4
Clude de Design EmptyQui Dez 17, 2015 1:02 pm por shewdon21

» Ajude o Agumon a entrar para Super Smash Bros 4!
Clude de Design EmptySáb Out 24, 2015 2:10 pm por qinglongmon

» Novo blogue português-Call Me Mr.Geek
Clude de Design EmptySáb Jul 25, 2015 10:34 pm por Digiking

» Voltei!
Clude de Design EmptySeg maio 25, 2015 5:53 pm por TugaGamer

+1
Ajuda o Digimonat a chegar mais longe!
Rádio Digimonat
Assuntos Digimon!
Download!
PTDigi - O Twitter que te Mantém Informado de Montes de Coisas de Digimon
Votação

Digimon é para TODAS as idades?

Clude de Design Vote_lcap87%Clude de Design Vote_rcap 87% [ 524 ]
Clude de Design Vote_lcap3%Clude de Design Vote_rcap 3% [ 20 ]
Clude de Design Vote_lcap1%Clude de Design Vote_rcap 1% [ 6 ]
Clude de Design Vote_lcap8%Clude de Design Vote_rcap 8% [ 49 ]

Total de votos : 599


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Clude de Design

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Clude de Design Empty Clude de Design Sáb Jul 07, 2012 1:27 pm

Convidado


Convidado

Bem vindos ao Clube de Design!

Funcionamento

Sendo apenas um complemento, este clube é mais flexível que as aulas - não é preciso inscreverem-se, qualquer aluno da Escola Digimon pode participar! Também não há qualquer restrição de tempo, podem realizar as actividades que quiserem e quando quiserem até ao encerramento do ano lectivo.

O Clube de Design funciona da seguinte forma: todos os Sábados irá ser publicado um tutorial que vós ensinará ou uma ou mais técnicas de design ou como fazer um determinado design, sendo que neste caso têm a vantagem de aprender alguns "truques" que doutro modo não dariam para ensinar.

Com isso em mente, espero que participem, e boa sorte!

Básicos Photoshop

Para os tutoriais irei utilizar o Photoshop CS5, cujo o link não posso disponibilizar por questões de Copyright, mas que será fácil de encontrar na internet. Também podem usar um outro programa gratuito, o GIMP. É um pouco diferente, mas é perfeitamente possível seguir os meus tutoriais com ele nem que seja a um nível básico. Podem descarregá-lo aqui: http://www.gimp.org/

Como já há tantos tutoriais para iniciantes do Photoshop que queiram aprender os básicos, e, sinceramente, para mim fazê-los é um tanto secante, ficam aqui alguns links úteis para consultarem caso se estejam a iniciar:

https://www.youtube.com/watch?v=qbkzNfVsOmM
http://limbotech.net/manual-do-photoshop-cs5-em-portugues/

Para GIMP: http://estudiolivre.org/tiki-index.php?page=Dicas+Gimp&bl

Tutorial nº1

Nos tutoriais utilizarei a terminologia inglesa, com traduções à letra para Português entre parênteses com o intuito de facilitar o uso por aqueles que utilizem a versão em Português.

Como nem sempre é fácil de encontrar renders, vou começar por vos ensinar a trabalhar com imagens completas. Neste tutorial vamos criar um avatar a partir de uma dessas imagens. Também é possível aplicar a técnica a assinaturas!

1 - Criem um novo documento com as dimensões pretendidas, no meu caso usei o tamanho de 192px de largura por 290px de altura.

Spoiler:
Spoiler:

2 - Vão a File->Place (Ficheiro->Colocar) e escolham a imagem pretendida. A imagem irá ser redimensionada para encaixar no canvas, mas podem aumentar o tamanho sem problema. Não se esqueçam de mexer apenas nos cantos e pressionar a tecla "Shift" para manter as proporções.

Spoiler:
Spoiler:
Spoiler:

3 - Chegou a hora de largar a criatividade! Criem uma nova layer (camada) e chamem-lhe o que quiserem, eu chamei a minha "Brushes1", pois é lá que aplicarei a primeira camada os ditos cujos (podem fazê-lo ao carregar em "Layer Properties" - "Propriedades da Camada")

Spoiler:

4 - Escolham a Brush Tool (Ferramenta de Pincel) e o pincel que pretendem usar. Os de origem são bons, mas podem conseguir muitos mais ao procurar e instalar a partir de sites como o deviantART. Eu usei estes: http://browse.deviantart.com/?qh=§ion=&q=Fire+by+Trisste+brush#/doymmc Para os instalar, basta ir à pasta de instalação, procurar pela pasta "Presets" e mover para lá os ficheiros dos pincéis.

Spoiler:

5 - Dêem pinceladas à vontade, se for preciso usem a brush tool (ferramenta de borracha) para apagar intrusões que se instalem por cima da render. Para isso usem o pincel redondo de origem com 0% de hardness (dureza). A opacidade e tamanho do pincel vão variar com o quanto querem apagar. Para recuperarem os pincéis de origem, basta carregar em "Reset Brushes" e clicar em OK.

Spoiler:
Spoiler:

6 - Podem repetir o processo com diferentes brushes as vezes que quiserem, mas tenham cuidado para ir criando uma nova layer para cada aplicação para ser mais fácil caso queiram alterar alguma coisa. Podem também "brincar" com outras definições como a opacidade e o modo (Normal, overlay...) da layer. No meu caso criei uma segunda layer chamada "Brushes2" (onde usei estes pincéis: http://www.berglib.com/info/bf392f41dhfi0) onde apliquei uma chama negra em Soft Light, 70% de opacidade, novamente apagando as partes que ficavam mal.

Spoiler:
Spoiler:

7 - Está na hora de aplicar efeitos! Um que gosto de fazer consistem em duplicar a layer da imagem, colocando-a por cima desta (mas por baixo dos brushes) onde aplico um Gaussian Blur (com Radius entre 0,5 e 2) e em seguida alterando o seu modo para dar um efeito de luz. Neste caso optei por Screen com 52% de opacidade. Não se esqueçam de mudar o nome da Layer para não ficarem confusos. No meu caso chamei-a "Screen_Blur".

Spoiler:
Spoiler:
Spoiler:
Spoiler:

8 - Em seguida vamos trabalhar as cores. Caso queiram trabalhá-los a partir do 0 (mais fácil para as cores ficarem concordantes), apliquem um Gradient Map (Mapa de Gradiente) preto e branco em Color. Caso não queiram, simplesmente vão ajustando as cores com as da imagem como base. No meu caso, optei por começar do zero.

Spoiler:
Spoiler:

9 - Continuem a aplicar Gradient Maps até ficarem satisfeitos, dando-lhes nomes para se orientarem, e brincando com o modo e opacidade para obterem diferentes resultados...

O meu progresso: https://imgur.com/a/NpMfX

10 - Para dar um ajuste final à cor, caso necessitem, usem o Color Balance ou apliquem Photo Filter. No meu caso apliquei as seguintes definições num Color Balance, em Color Dodge com 22% de opacidade, e um Photo Filter Deep Emerald com 25% de densidade em Color com 50% de opacidade.

Spoiler:
Spoiler:
Spoiler:
Spoiler:

11 - Para dar um toque final, podem querer fazer o seguinte:

11.A - Adicionar uma pattern. Normalmente é preferível manter a camada que a contém sem Soft Light com 5 a 15% de opacidade.

Spoiler:
Spoiler:

11.B - Podem ajustar a lumonosidade Usando Brightness / Contrast. Mantenham ambos os valores balançados, com valores próximos, e usem a opacidade para regular a intensidade do efeito. Também podem brincar com as curves, é uma questão de sensibilidade.

Spoiler:
Spoiler:
Spoiler:
Spoiler:

11.C - Definir uma fonte de luz e ajustar a imgem com isso em mente. É mais complicado de fazer/explicar mas resulta bem. Dica: Usem e abusem os Lighting Effects.

Spoiler:

11.D - Fica a sugestão dos efeitos de profundidade que apliquei na imagem com o auxílio da Blur Tool e da Sharpen Tool. Ajuda a chamar a atenção a certas partes da vossa imagem.

Spoiler:

11.E - Adiconar texto à vossa imagem. Podem fazê-lo de imensas formas e com diversos tipos de letras (dafont.com). Ao meu texto, tipo de letra Lithos Pro, apliquei o seguinte efeito:

Spoiler:
Spoiler:

11. F - Adicionem uma borda. Isto é feito facilmente ao criar uma nova layer, pressionar CTRL+A e ir a Edit-> Stroke (Editar -> Traço), onde podem definir a borda. Aquando da sua criação, podem adicionar-lhe os efeitos que quiserem.

Spoiler:
Spoiler:

Resultado final

Clude de Design Yzmtj

Qualquer dúvida é só perguntar!
Também podem pedir por críticas à vossa imagem, dou-vos uma com todo o gosto, o mais construtiva possível.

2Clude de Design Empty Re: Clude de Design Sáb Jul 07, 2012 3:03 pm

CarlosAST

CarlosAST

Parabéns, gostei bastante da tua ideia, continua daqui a bocado mostro o resultado que obti xD

Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos