Bem, isto anda tudo metido em línguas. :D (que, como já frisaram, são de grande importância, mas um grande desafio!) Eu cá escolhi ciências e tecnologias, uma vez que sempre quis uma profissão relacionada com ciências. Sinceramente já pensei em seguir vários cursos universitários (na minha opinião, a decisão mais difícil), e agora na reta final do 12º ano estou mais ou menos decidida a seguir o que, de certo modo, fora sempre o meu "sonho": Biologia. Infelizmente, não tem mestrado integrado como uma boa parte dos cursos, que é basicamente a minha única razão de dúvida em relação à escolha, mas existe a opção de tirar um mestrado após licenciatura para quem quiser prosseguir os estudos, o que me deverá deixar em pé de igualdade, e o melhor é que só tenho que pensar em "especialização" mais tarde, o que para mim é um alívio - convém ver como as coisas funcionam a sério primeiro!
Desculpem o ligeiro off-topic, porém nesta altura do campeonato já só penso na próxima etapa, mais do que propriamente no curso de Secundário. :P
A única sugestão que vos posso dar é, a não ser que estejam extremamente indecisos, sigam a área que mais interesse vos desperte, não se deixem pressionar tanto pelo facto de "ah e tal, os meus colegas vão para curso X...", e não excluam a hipótese dos profissionais se houver um que vos interesse e não acharem que tenham assim tanta panca para o estudo superior, não é por não terem um curso universitário que vão ser piores profissionais nessas condições - claro que é uma ajuda, e se não estou em erro podem na mesma participar nos exames nacionais para terem nota e ingressar na universidade caso mudem de ideias.
Desculpem o ligeiro off-topic, porém nesta altura do campeonato já só penso na próxima etapa, mais do que propriamente no curso de Secundário. :P
A única sugestão que vos posso dar é, a não ser que estejam extremamente indecisos, sigam a área que mais interesse vos desperte, não se deixem pressionar tanto pelo facto de "ah e tal, os meus colegas vão para curso X...", e não excluam a hipótese dos profissionais se houver um que vos interesse e não acharem que tenham assim tanta panca para o estudo superior, não é por não terem um curso universitário que vão ser piores profissionais nessas condições - claro que é uma ajuda, e se não estou em erro podem na mesma participar nos exames nacionais para terem nota e ingressar na universidade caso mudem de ideias.