Isso são analogias filosóficas.
Não sei se tens filosofia, mas eu posso-te ajudar a perceber, ainda que tenhas dito algo que é verdade.
Há pessoas que simplesmente por terem medo da reação dos outros, ou por se importarem demais com os outros não dizem o que realmente pensam, e por isso, omitem, parte.
Há pessoas que dizem a verdade, e por vezes fazem-no sem terem noção de como o fazem, e isso pode magoar outros, mas não sei se ouviste a frase " é necessário dizer o que a pessoa precisa ouvir, e não o que ela quer ouvir".
Ora, quando dizemos uma verdade é como um cacto, e quem pode vir a picar-se é quem a ouve, não quem a diz.
Agora pensa, quando te picas no cacto, foi o cacto que ganhou pernas e foi atrás de ti? Ou será que foste tu que foste imprudente e foste meter a mão, ou outra parte do corpo, onde não devias?
E eu tenho um amigo que é como o Jafm, melhor amigo, na verdade, portanto já estou habituado. E eu defendo que as verdades são como abelhas, podem picar, mas se formos pacíficos e formos uma flor, podemos encarar bem essa verdade e podemos ganhar frutos com ela. Ainda assim, por várias razões, digo que dizer a verdade quando se está irritado com alguma coisa não é dizer a verdade totalmente, isto porque não estamos a ver a razão das coisas, mas o nosso próprio benefício, e não serve de nada partilhar uma opinião se não satisfazer a dos outros, caso contrário não há acordos, apenas conflito. Mas tudo bem com o que o Jafm disse e diz, não há nada de especial, tirando o facto de ele ser sincero.