Algumas pessoas acreditam que Digimon Frontier se distanciou muito de seus predecessores ao retirar os parceiros Digimon, já eu acredito que foi interessante exatamente por esse motivo.
Por não terem Digimons os acompanhando (com exceção de Bokomon, Neemon, e mais tarde, Patamon) o grupo principal era menor e por isso era possível explorar mais o passado e os problemas de cada personagem individualmente com facilidade. Na primeira temporada havia um excesso de personagens e sempre havia o risco de um ou outro personagem ficar apagado durante um episódio ou dois e as vezes era necessário para a história separar constantemente o grupo em partes menores para que se pudesse dar mais destaque para os personagens desejados. Com Frontier nao ocorre esse problema e eles fizeram um ótimo uso com a história de fundo de cada personagem, principalmente durante o arco do Continente das Trevas e dentro do Sephirothmon.
O próprio Digimundo também teve um passado muito bem explorado, com a guerra que houve no início dos tempos e o período breve de reino de Lucemon antes de ser trancafiado pelos Guerreiros Lendários. Eu me lembro que essa foi a primeira temporada que eu acompanhei e na época isso me cativou bastante.
Claro, não era uma temporada perfeita. Frontier caiu um pouco de qualidade durante o arco dos Cavaleiros Reais. Se durante o período no Continente das Trevas explorou muito bem os personagens secundários, esse último os deixou praticamente fora de foco, pois eles deviam doar seus poderes para possibilitar as evoluções para KaiserGreymon e MagnaGarurumon. Apesar de serem Digimons legais, acredito que a criação deles, ou pelo menos a maneira estabilizada para eles aparecerem, foi um erro fatal, pois voltou todos os holofotes para Takuya e Koji por muito tempo deixando todos os outros sem tempo de ação. Salvo dois episódios com foco no Tommy, eles não tiveram tempo para brilhar por muito tempo, o que só foi corrigido mais tarde quando Lucemon estava para aparecer e eles começaram a terminar de desenvolver o mistério acerca de Kouichi.
O tópico final é Lucemon, que na minha opinião foi o terceiro melhor vilão da franquia, perdendo apenas para Myotismon e Kurata. Ele estava envolvido com a trama do começo ao fim e apesar de só ter tido poucos episódios para mostrar suas habilidades, ele o usou muito bem. Lucemon não era apenas muito poderoso, ele no final se mostrou carismático o suficiente para se tornar um dos vilões mais populares entre o fandom de Digimon, de fato, popular o suficiente para voltar a aparecer em Xros Wars e ter a atenção de vários de seus antigos fãs de Frontier apesar de ter sofrido um nerf.
Enfim, eu considero Frontier como uma temporada boa. Eles começaram bem, depois deram uma mancada, mas depois voltaram com tudo nos episódios finais. No meu quadro geral é a terceira ou quarta melhor temporada (sem contar Xros Wars porque eu só ponho no rank quando a temporada acaba), dependendo de como eu a analiso.