Aprendendo a Desenhar com
.:Bryan e Shewdon:.
Hoje vamos aprender com: Bryan.
Olá meus “alunos”, hoje vamos iniciar com uma nova temporada, A Segunda.
Bem como já disse antes, vamos usar o GIMP, vamos aprender muitas coisas neste programa.
“Mas porque eu escolhi o GIMP?”
Bem, eu escolhi por que o GIMP é leve, faz bastante coisas e é um bom começo para aprendermos a desenhar melhor, fazer efeitos especiais e etc...
“O Que vamos aprender a desenhar hoje?”
Vamos fazer uma line art em um rascunho, tudo que vamos precisar é o GIMP aberto e um desenho em papel ou um rascunho, e depois vamos pintá-lo.
Começando...
1 – Abra o Gimp, Clique em Abrir e pegue sua imagem. No meu caso, peguei um digimon que desenhei criado pela membra daqui: HinataNinjaKid(que mudou de nome acho)
- Spoiler:
2 – Crie uma Nova camada transparente (clique no ícone de uma folha na segunda janela)
- Spoiler:
3 – Depois de ter criado a segunda camada, selecione a ferramenta pincel, logo em seguida, diminua a escala para “0,25”
- Spoiler:
4 – Então, selecione a segunda camada, e vamos começar a fazer a LineArt. Bem mas muita gente tem uma duvida, COMO FAÇO UMA RETA NO GIMP? A resposta é simples, clique em algum lugar com a ferramenta pincel ou lápis selecionada e logo segure Shift e clique em algum lugar que termina a reta.
E Agora vamos fazer o desenho, use a reta para as line arts, mas faça retas bem pequenas senão o seu desenho fica muito “quadrado”, E também já faça sombras, nas partes mais escuras do desenho.. Ah e fica aqui uma dica: Tente melhorar o desenho no que esta errado.
- Spoiler:
5 – Depois de fazermos apenas alguns traços no desenho, vamos agora acrescentar mais detalhes. No meu caso, vou adicionar as listras do “lobo”.
- Spoiler:
6 –Depois de ter adicionado os detalhes, pintar.
Mas antes, crie duas camadas novas, uma em branco e uma transparente (a que vamos pintar).
Então, coloque a transparente ANTES da camada do desenho, e coloque a branco ANTES da camada que vamos pintar (Antes de Antes da camada de desenho)
- Spoiler:
7 – AGORA Vamos pintar, selecione a cor principal do seu desenho(no meu caso, o Digimon é Azul), seleciona a camada de pintura, mas para pintar, não use a tinta, use o pincel mesmo.
Então pinte o seu desenho, não tem problema pintar fora ou algo errado, depois vamos consertar!
- Spoiler:
8 – Vamos pintar os detalhes(no meu caso, as listras e os olhos..)
- Spoiler:
9 – Vamos agora remover a pintura que está fora e consertar tudo de errado.
- Spoiler:
10 – Bem, o próximo passo é Sombrear, para fazer as sombras é só selecionar o pincel mesmo, mudar a opacidade para 18.0, ir na camada de pintura, e simplesmente passar o pincel na parte da sombra. Como já foi dito aqui, imagina um “sol” acima da imagem, deixe claro onde pega mais luz e mais escuro onde pega pouco luz.
- Spoiler:
11 – Apague a camada do rascunho e está pronto.
Bem, é isso o tutorial de hoje, espero que tenham compreendido, qualquer duvida é so perguntar.