Aprendendo a desenhar com ShewdonShewdon: -olá pessoal!com autorização do bryan,estarei liderando esta 5ª edição do programa,bem vamos começar?
Borymon: -você nao esta se esquecendo de alguém?
Shewdon: -ha! sim,de você,....eu nao sabia que gostava de desenahr?! :P
Borymon: -gosto sim!e ainda mais que voce vai nos ensinar hoje,estou doido pra aprender!!!
Shewdon: - ok vamos começar?
borymon: - vamos!!! :D :D
shewdon: - primeiro abra o programa
paint do windows(ou algo parecido)
shewdon: - nessa edição vamos usar o msm método que bryan usou,o
esboço.(lembre-se que isso é uma demonstração,entaum use a linha com a cor preta e fina)
borymon: - shewdon o que é
esboço?
shewdon: - o
esboço é um
metodo usado no
mangá,para servir como base ao desenho,assim treinando a pessoa consegue fazer sem prescisar olhar no desenho.
borymon: - hum....acho que entendi mais ou menos. :P
shewdon: - no decorrer do programa vc vai entender,agora,....vamos usar uma imagem como
base,para voces saberem como funciona o esboço.
shewdon: - nesse caso peguei uma imagem do borymon(se quiserem pegar a imagem do borymon tbm podem)
borymon; -
shewdon: - no esboço é usado
várias formas,mas vamos usar
circulos nesse caso,pegamos a ferramenta "circulo" e usamos nas partes principais da imagem(cabeça,tronco,braços e pés)
borymon: - shewdon quando eu fasso o desenho sempre sai
torto,ainda mais de frente, naum consigo fazer direito
shewdon: - calma borymon ja vou chegar lá!,bom para conseguir fazer o desenho perfeito prescisamos marca-lo ao
meio,entaum passe uma linha cortando ao meio, assim saberemos onde está o meio do desenho
shewdon: - agora pegue a
linha reta, e passe interligando pés ,mãos...
borymon: - hum....então o esboço é como se fosse o
esqueleto do desenho????
shewdon: - isso mesmo borymon!,voce ja esta entendendo,apartir do
esqueleto ow
esboço do desenho,que faremos a imagem...agora vamos juntar as partes...
shewdon: - apartir do desenho ao lado,vamos fazer novamente os circulos do esboço ao lado da imagem em um fundo branco,
shewdon: - bom agora que temos a base,vamos pra parte mais fácil dar
forma ao desenho,com a ferramenta
curva fassa as orelharas, garras e o chifre do borymon(no caso do seu desenho faça as partes que falta)
shewdon: - depois confira a imagem ao lado,e em seguida passe o
contorno,começando a dar
volume ao desenho,para isso use a
ferramenta curva.
borymon: - essa ferramenta curva é doida,eu passo a linha e ela curva pro lado e pro outro?!
shewdon: - sim a ferramenta curva te da duas chances de poder fazer uma curva aredondada,depois que voce passa um reta dependendo do lado que puxar ela curva de um jeito,assim fica fácil fazer o contorno do desenho.
borymon: - ....por dentro eu sou assim???
shewdon: - nao borymon isso é um desenho,é a sua forma em desenho,vc vai ver como vai ficar no final.
borymon: - a ta... :P
shewdon: - lembren-se,se quiser fazer uma linha reta com a ferramenta curva,basta passar a reta e clikar duas vezes.
shewdon: - apartir da base do desenho ao lado e base do esboço tente finalizar o desenho,
borymon: - agora ficou muito fácil!com as duas bases nao tem como errar.
shewdon: - \o/ muito bem voce ja ta quase terminando.agora o mais simples ainda apague o esboço dechando só o desenho assim.
borymon: - olha eu!!!,agora sim to mais bonito XD.
ETAPADA 2
COR LUZ E
SOMBRAshewdon: - bom pessoal agora chegamos a parte de colorir o desenho.
borymon: - \o/ posso colorir do meu jeito?
shewdon: - sim claro que pode,agora com o metodo que o bryan ensinou,vamos colorir usando luz e sombra....
borymon: - shewdon quando faz luz e sombra pro onde devo começar?
shewdon: - bem,o geito certo seria começar do claro pro escuro
shewdon: - ja aqui eu colori tudo com uma cor mais clara
borymon: - e como vou saber,onde vai ficar a sombra?
shewdon: - é meio simples,o método é imaginar,imagine um esfera,e imagine tbm vc com uma lanterna apontando a ela,
quando a luz esta de frente, a sombra fica atráz,
e se a luz fica atráz do objeto a sombra fica na frente,assim mudando de direção a sombra acompanha.
shewdon: - nesse caso a imagem esta de frente,então a luz esta vindo de frente a ela,como nao tem geito de desenhar um ponto de luz,vamos imaginar a luz,vindo da tela,
borymon: - entao neste exemplo voce usou a luz na frente, assim a sombra fica atráz!
shewdon: - isso mesmo borymon,aqui usei a linha curva com a cor mais escura que a normal,sempre acompanhando o formato do corpo do personagem,
borymon: - nesse desenho voce me fez mais magro do que o normal.
shewdon: - se quiser eu coloco uma pança em voce.
borymon: - nao ta bom assim,...onde estavamos?
shewdon: - pronto agora é só pintar a parte que voce traçou,e PRONTO agora vamos dar os detalhes finais
borymon: - e os olhos como colori?
shewdon: - os olhos são fáceis de fazer,usando a ferramenta curva tente fazer um arco com a cor mais escura,lembrando que no paint vc dever fechar todas as linhas!se nao pinta fora.
shewdon: - em seguida pinte com a mesma cor do contorno
borymon: - isso que fizemos foi o que? sombra?
shewdon: - sim, mesmo nao percebendo os olhos tem sombras e brilho tbm,esse é efeito de profundidade,a sombra consegue dar esse efeito,quando mais profundo,mais preto e quando for mais alto elevado, mais claro,mais branco fica.
shewdon: - agora pegue a ferramenta circulo, com a opção abaxo clik na terceira opção,assim voce nao vai prescisar de colorir o circulo(se quiser pode pegar o circulo desenahr e depois colorir)sairá todo colorido,lembre-se de sempre dar o zoom
borymon: - e o brilho branco faço o mesmo com o anterior?
shewdon: - isso mesmo!e PRONTO seu desenho esta da hora,agora compare com a imagem ao lado,
borymon: - muito legal!consegui
desenhar!
shewdon: - nao exatamente, :P
borymon: - ?
shewdon: - isso foi só uma base para o desenho,agora é com voce querer ser um grande desenhista!,treine bastante esta técnica,isso vale pra desenhos a lápis tbm!
shewdon: - e outra coisa!sempre observe tudo as sombras as curvas e movimentos...e tbm entender o esboço, assim vc conseguirá aprender mais rápido e com facilidade
borymon: - agora que sei o básico vou sair observando tudo e praticar bastante!
shewdon: - é isso ai pressoal até a próxima!